quarta-feira, 20 de abril de 2011

Facebook confunde nomes de capitais brasileiras

Mato Grosso do Sul envia comunicado para que rede social corrija capital do Estado

O Facebook faz uma certa confusão com as cidades brasileiras. A rede social permite que o usuário mostre a cidade em que nasceu e em que vive, mas há erros em relação aos Estados a que pertencem esses municípios. Ao menos três capitais estão erradas.
O usuário que tenta escolher a capital do Amazonas como sua cidade natal, por exemplo, se depara com a opção “Manaus, Maranhão, Brazil”. Quem nasceu em Maceió, capital de Alagoas, tem que escolher entre “Maceió, Ceará, Brazil” ou “Maceió, Rio de Janeiro, Brazil”.
O caso de Campo Grande gerou protestos do deputado...
...estadual Paulo Duarte (PT). A primeira opção para quem digita “Campo Grande” na busca de cidades é Mato Grosso, e não Mato Grosso do Sul, que nem aparece na lista. No Twitter, Duarte disse que ia informar aos “distintos caras” do Facebook que o Estado do Mato Grosso do Sul foi instalado em 1º de janeiro de 1979.
– Faz tempo, né!
Duarte disse ao R7 que a Assembleia Legislativa do Estado aprovou nesta terça-feira (19) um requerimento que vai ser enviado à rede social para que o problema seja corrigido. O deputado diz que o erro traz prejuízos para o Estado.
– Talvez para outros Estados não tenha tanto problema, mas no nosso caso é ruim por causa dos nomes parecidos. Tem o risco de as pessoas acharem que o Estado não foi dividido.
Ele classifica o problema como “grave”.
– Uma coisa é você fazer uma confusão quando fala e outra é você preparar um sistema e colocar errado. O Facebook é uma rede grande, então o mínimo que eles precisam fazer é falar certo o nome dos Estados e das capitais brasileiras.
Dados da consultoria comScore indicam que o Facebook chegou a 17,9 milhões de visitantes únicos no Brasil em fevereiro. Em seis meses, a audiência do site cresceu 65,7% no país.
Procurada pela reportagem, a rede social não se pronunciou sobre o assunto até a publicação deste texto.

  
A troca entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, comum na mídia local e entre autoridades, tem motivado constantes debates sobre a necessidade de trocar o nome do estado de MS, criado a partir da divisão do Mato Grosso. 
E você é a favor ou contra. Vote em nossa enquete. Valeu!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário