quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Plebiscito por mudanças do nome de MS deve ser votado nas eleições de 2012

O deputado estadual Antonio Carlos Arroyo, do PR, reapresentou na sessão desta terça-feira sua proposta que prevê a realização de um plebiscito acerca da mudança ou não do estado de Mato Grosso do Sul.
A ideia dele havia sido contestada pelo deputado Onevam de Matos, do PSDB, que achava que o plebiscito devia ser mais esclarecido antes de ir para a votação.
Arroyo quer que a convocação popular seja posta em prática nas eleições do ano que vem. No caso, além do eleitor votar no prefeito e vereador, terá ainda a opção de dizer sim ou não a proposta da troca de nome do Estado.
Arroyo acha que sua intenção deve ser...
 ...votada daqui uns dez dias. Primeiro, o projeto precisa da avaliação positiva da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). Ele acha que já convenceu os parlamentares da comissão que o plebiscito é legal
Se aprovada a proposta retorna a Assembleia, que promove uma consulta popular para indicar que nome substituiria Mato Grosso do Sul. No final, o projeto cai na mesa do governador, o responsável pela sanção da ideia.
A intenção de trocar o nome de Mato Grosso do Sul tem a ver com os constantes erros publicados acerca do nome do Estado, sempre trocado pelo vizinho Mato Grosso.

Celso Bejarano e Eduardo Penedo

Enquete realizada aqui neste mesmo Blog 73 pessoas responderam a pergunta: Você é a favor que se mude o nome do Estado do Mato Grosso do Sul?

SIM - 41 Votos (56%)
NÃO - 22 Votos (30%)
Indiferente - 9 Votos (12%)
Prefiro não opinar - 1 Voto (1%)

Nenhum comentário:

Postar um comentário