terça-feira, 3 de agosto de 2010

Saiba como reconhecer os funcionários do Censo 2010

Mais de 192 mil recenceadores do IBGEvão visitar 58 milhões de casas em todo o país.
Para reunir as informações do Censo 2010 mais de 192 mil funcionários do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) vão visitar cerca de 58 milhões de casas por todo o país. Como medida de segurança, o IBGE criou medidas para que a população possa identificar os recenseadores – os funcionários responsáveis por coletar as informações.

Todos os recenseadores devem usar o colete oficial do IBGE, aparelho de coleta de dados, um boné do instituto e um cartão de identificação. Para saber se quem está coletando as informações é realmente um funcionário do IBGE, a população poderá confirmar a identidade do...

...recenseador pelo telefone gratuito 0800-7218181.

As visitas acontecem até outubro e os primeiros resultados devem ser divulgados em novembro. Quem não tiver tempo de responder às questões (processo que pode demorar de cinco a 30 minutos) ou preferir não atender o recenseador, poderá participar da pesquisa pela internet, no portal do IBGE, usando uma senha entregue em envelope lacrado pelo recenseador.

Mudanças no Censo

Em relação às últimas pesquisas, a deste ano terá mudanças importantes. O IBGE não vai mais perguntar quem é o “chefe da família”, porque entende que, atualmente, cada vez mais as responsabilidades são compartilhadas.

Segundo o presidente do IBGE, as informações sobre as mulheres eram, muitas vezes, deixadas de fora. Agora, será perguntado sobre a quantidade de pessoas que respondem pela renda familiar e as relações de parentesco, em relação a um dos membros da casa.

Este ano, os casais homossexuais poderão se identificar desta forma. Outra alteração diz respeito às questões sobre raça e cor, que serão feitas a todos os brasileiros e não mais por amostragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário