terça-feira, 27 de julho de 2010

Primeira quinzena de agosto poderá definir eleições presidenciais



O calendário eleitoral viverá momentos cruciais nas primeiras semanas de agosto. Faltando agora pouco mais de 60 dias para o primeiro turno, a exposição dos candidatos na TV ainda é moderada, mas o cenário começará a se definir de forma mais clara a partir do mês que vem.
O primeiro debate entre os candidatos à presidência está previsto para o dia 5 de agosto, na TV Bandeirantes, que abre a série de quatro debates, propostos pelas TVs abertas. Até então, a
exposição dos candidatos na TV terá sido individualizada, em entrevistas e sabatinas feitas com cada um individualmente. A partir do mês que vem, os concorrentes finalmente serão postos frente a frente, para o confronto de propostas e padrões de comportamento, diante das câmeras.
Já a partir do dia 17 de agosto, um outro jogo começa: o horário eleitoral gratuito. O palanque eletrônico é decisivo num país televisivo por excelência. Os petistas investem no poder de comunicação de Lula, na expectativa de que ele consiga multiplicar votos a favor de Dilma Rousseff. Já os tucanos, com menos tempo de TV e com um discurso de oposição limitado pela alta aprovação popular a Lula, apostam tudo na possibilidade de desestabilizar a adversária petista noutra arena, a dos debates.
Um erro grave nesta etapa da campanha pode ser fatal para qualquer um dos candidatos, nesta disputa polarizada, em que a terceira via está muito distante de contemplar o interesse majoritário. Quem decolar bem nas semanas iniciais da propaganda gratuita na TV, livrando-se claramente da inédita situação de empate, pode abrir uma vantagem difícil de ser vencida no restante do tempo até a ida às urnas.
Se não ocorrerem novidades ou acidentes no cenário eleitoral até outubro, quem vencer já a batalha da televisão tem grandes chances de subir a rampa do Planalto na manhã do primeiro dia de 2011.
Christina Lemos
Blog r7

Nenhum comentário:

Postar um comentário