sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Projeto permite que jovem tire CNH aos 16 anos

A Câmara analisa Projeto de Lei que autoriza adolescentes emancipados, entre 16 e 18 anos, a obter habilitação de motorista. A proposta, do deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), altera o Código de Trânsito Brasileiro.
Pelas regras atuais, o motorista precisa ser penalmente imputável, o que, conforme o Código Penal (Decreto-lei 2.848/40), ocorre a partir dos 18 anos.
De acordo com o projeto, o jovem emancipado que cometer crimes na direção de veículos estará sujeito às medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/90). Entre as sanções estão advertência, prestação de serviços comunitários e internação por até três anos em estabelecimento educacional.


AMADURECIMENTO


Segundo o autor do projeto, a legislação brasileira tem reconhecido o amadurecimento cada...

...vez mais precoce dos jovens. Ele cita como exemplo a possibilidade prevista na Constituição de jovens entre 16 e 18 anos votarem. O próprio debate sobre uma possível redução da maioridade penal para 16 anos, avalia Itagiba, reforça a percepção de que a norma de trânsito precisa ser revisada.
“Não é razoável que um jovem de 16 anos, que pode escolher o presidente da República, casar, ter emprego público e praticar tantos outros atos da vida civil de enorme responsabilidade, não possa dirigir um automóvel”, afirma.


EMANCIPAÇÃO


O Código Civil (Lei 10.406/02) prevê que a emancipação de menores de 18 anos pode ocorrer nos seguintes casos:


- concessão dos pais (ou de um deles na falta do outro) mediante documento público ou por sentença judicial;
- casamento;
- exercício de emprego público efetivo;
- conclusão de curso de ensino superior;
- estabelecimento civil, comercial ou existência de relação de emprego, desde que, em função deles, o indivíduo mantenha economia própria.

                                                                                                 (Fonte: Agência Câmara)


61 comentários:

  1. Jovem é jovem…
    A maioria nao sabera lidar com tamanha responsabilidade…
    Se querem votar, dirigir, exercer direitos civis, etc, tambem terão que aasumir as responsabilidades PENAIS e ir para a CADEIA…
    so querem direitos e nada de OBRIGAÇÕES…

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poço te diser uma coisa vc e um individualista quem me garante que vc segue tudo isto que vc cito na linha kkkk

      Excluir
    2. todos passaram por provas e tudo mais assim saberao qual pode e qual nao pode ter ...nao vejo mal algum nisso. nem todos merecen mais alguns sim

      Excluir
    3. Pooh concerteza , nois sabemos oque nois vamos fazer ...

      Excluir
    4. Como Qui os politicos liberaram pra votar com 16 anos , ee Dirigir não ,,, Só querem o boom pra eles.
      isso é uma enjunstisa

      Excluir
    5. Eu acredito que poderia entrar em vigor está lei sim.
      Concordo plenamente com o que foi citado no texto acima “Não é razoável que um jovem de 16 anos, que pode escolher o presidente da República, casar, ter emprego público e praticar tantos outros atos da vida civil de enorme responsabilidade, não possa dirigir um automóvel”.
      O duro é que esses politicos de hoje em dia só pensam neles próprios.
      Certamete que alguns jovens nao poderiam receber esse tipo de lei, mas para conseguir tirar a CNH precisa fazer exames indicando se o jovem está apto ou nao a receber este tipo de lei.
      Se este tipo de lei fosse aprovada ajudaria muitas pessoas, não só os jovens mais como seus pais, pois os jovens dependem de seus pais para irem a escola fazer muitas outras coisas.

      Excluir
    6. Sou contra, pois acredito que há uma diferença muito grande, por exemplo, entre votar e dirigir.
      Se um adolescente vota em um candidato errado e o restante da sociedade vota no correto, o único prejudicado é o adolescente. Mas, no trânsito se o adolescente fizer uma besteira ele não colocará somente sua vida em risco, mas sim a de muitas outras pessoas.

      Excluir
    7. Bem certos adultos acham que pelo fato de ser "JOVEM", acham que ñ conseguimos ter responsabilidades.
      Está certo que existe varios jovens que cometem varias infrações, mais nem todos são iguais. Então em ves de criticar, reveja seus penssamentos, pois vc tbm ja foi jovem.

      Excluir
    8. anônimo eu acho que vc esta muito errado nem todo jovem é igual,então presta atenção nas merdas que vc fala

      Excluir
  2. Bom tenho 17 anos, achei interessante este projeto...não digo isso só porque apenas tenho 17 anos, pois logo farei 18 e poderei tirar CNH legalmente, mas se temos responsabilidade de votar porque não de dirigir? porque politico quer voto e como o jovem representa 40% da população brasileira receber votos será sempre otimo, deverá abaixar tudo para os 16 anos, penas como de prisão, multas, e assumir todas as responsabilidades de um maior, então não deve apenas abaixar o direito do CNH e sim a maioridade para 16 anos! Acho que existe muitos jovens responsaveis para isso, e não acredito que será uma má idéia!

    ResponderExcluir
  3. Não será qualquer jovem de 16 anos que podera dirigir, antes de tudo, existem provas para fazer a carteira, somente os jovens habilitados terão o direito de dirigir.

    ResponderExcluir
  4. E quando cometem crimes podem ser punidos? Nossos políticos chegam ser engraçados com tamanha irresponsabilidade em seus propósitos. Nosso povo precisa acordar pra realidade e parar de votar enquanto não moralizar Congresso.

    ResponderExcluir
  5. Tenho 15 anos e acho uma idéia ótima, pois tem muitos jovens que são responsáveis e devem ter o direito de dirigir qualquer automovel, mas também acho que, jovens que agem irresponsavelmente devem pagar seus erros seja onde for!

    ResponderExcluir
  6. acho isso uma merda, o cara pode muito bem esperar 3 anos. nao morre ficar esperando mais tempo. não acho boa essa ideia.

    ResponderExcluir
  7. Pessoal eu tenho 16 anos, e nao vejo essa lei como uma merda,quantos jovens menores de idade ja tem responsabilidade em eleger o presidente da republica. se ja sao capazes de fazer isso, por que nao podem dirigir um automovel, claro q tenha responsabilidade de seus atos. assim tbm poderia diminuir a maioridade penal, se ja cometem crimes tbm podem ser presos como adultos!

    ResponderExcluir
  8. acho isso uma boa ideia, ta serto da oportunidade para as pessoas que tem responsabilidade de guiar um veiculo,tudo bem tem umas pessoas que não merecem mais tanbem tem muita jente que vai saber aproveita bem essa oportunidade!

    ResponderExcluir
  9. Francamente...eu concoro com o projeto,isso iria tornar nossos jovens mais resonsaveis,outros não,os ´´outros´´´ que são o problema... de certo modo. Em fim o projeto tem, previssão para aprovação? se tiver,postem agradeço

    ResponderExcluir
  10. vcs tem que aprova isso por que tem muita gente que perdeu moto carro e dirijão bem isso é uma palhaçada vamos vota positivo gente.. pode até te regra ou alguma coisa tamanho serto pra dirigir...a minha respota é isso

    ResponderExcluir
  11. É um absurdo pois no Brasil os jovens mesmo sem CNH pegam o carro dos pais e percorrem as estradas sem responsabilidade e tiram as vidas de tantas pessoas, acho que este projeto é uma afronta contra a vida pois os mesmo matam,roubam e fazem de tudo pois existe um estatuto que esta ultrapassado diante da nossa realidade. Este estatuto foi criado com base de uma pesquisa feita no anos 70, onde a perversidade dos adolescentes eram menores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem garante que adultos de 30 40 anos nao podem cometer irresponsabilidades dobradas no transito a maioria dos adultos sao brutos e selvagens nao so no transito como na vida em geral a irresponsabilidade esta em todos nao so em menores de idade quantos atropelamentos de pessoas e de animais acontece todos os dias nas rodovias do brasil.na maioria dos casos os motoristas sao maiores de 18 anos e ate idosos de mais de 60 o egoismo e a falta de respeito sao naturais do ser humano independente de ter 16 25 ou 40 anos nao com esse papo de todos os jovens sao irresponsaveis sou a favor da cnh aos16 quero que os jovens tenham voz ativa no brasil.......

      Excluir
    2. KRA EU TEMBEM ACHO,EU TNHO 16 ANOS MINHA RENDA E RS 5,000 POR MES GANHO ISSO POR QUE EU DES DE PEQUENO TRABALHO EM OFICINA ,MECANICA DE AUTOMOVEIS ,QUE DIZER EU NASCI NAO DE UMA MAÉ, E SIM D BAIXO DE KARRO ,E EU ACHO QUE DEVE SIM LIBERAR ESSA LEI.+ACHO QUE ISSO E SÓ JOGADA DE MARKETING PARA ELEGER CANDIDATOS ESSE ANO.

      Excluir
  12. Quando se fala em cnh apos 16 anos, associa-se a direito de voto. Então vamos avaliar nossos politicos. Jovens inrresponsaveis com as mãos no volante, tem o mesmo efeito de colocar o dedo na tecla CONFIRMA uma merda.

    ResponderExcluir
  13. Com certeza a experiência de vida de uma pessoa mais velha conta muitos pontos no quesito responsabilidade. Entretanto é inegável que cada vez mais cedo nós, jovens, assumimos grandes responsabilidades que nos tornam mais maduros. Apesar dessa mudança nos hábitos de toda uma geração existem inumeras pessoas que ainda insistem em julgar indivíduos pela idade, tamanho, cor, etc.

    Os adolescentes de modo geral são vistos como imaturos e irresponsáveis pelos adultos. Mas se pararmos para pensar um pouco mais, um jovem de dezoito anos tem realmente mais responsabilidade que um de dezesseis? Ou melhor, vou além... Você não conhece ninguém de 21, 22, 23.. anos que não tenha uma mentalidade de uma criança de sete anos? Que incrível, pois eu conheço e essas pessoas podem ter uma a CNH. E ainda, não precisam ler em sites comentários de 'adultos' dizendo esse projeto como uma "merda".
    O fato é precisam-se estabelecer regras, leis e punições cabíveis em cada caso. Jovens não são santos, eles bebem, fumam, se alteram fácil. Mas é possivel evitar esses indivíduos no trânsito. Como? Nossos pais sempre nos conhecem... Será que eles sabendo o tipo de filho que têm assinariam a emancipação? Dúvido.
    Existe outra barreira, onde a medicina psiquiátrica fará um papel fundamental: avaliação psiquiátrica. Todos os aspirantes a CNH terão que apresentar um atestado médico. Espere, volte um pouco... leia bem... TODOS sem exceções! Será que você ADULTO é psicologicamente apto? Quem melhor responderá essa questão é um profissional.
    E aos que são contra esse possível lei eu deixo o meu recado como brasileira, e não como uma defensora dessa Lei; Seria muito melhor para nossa Nação se nós, brasileiros, pudéssemos acreditar em nossos jovens. Pois essa confiança nasceria de uma verdade, a de que o índice educacional,o respeito e a responsabilidade são marcas da nova geração. Infelizmente ainda nos deparamos com a ausêmcia desses princípios. Ou quem sabe, não seja simples ausência, seja apenas a falta de oportunidade de prová-los.
    O que confirma o anteriormente dito foram as eleições do ano passado. Tivemos uma mudança considerada histórica, onde os dois partidos políticos mais fortes e atuantes no país perderam 10% dos votos para a candidata Marina Silva do PV. E a maioria desses votos foi de jovens que buscavam a mudança do cenário político brasileiro. Se essa seria a melhor escolha para o Brasil eu não entrarei em questão. Mas existe sim a consciência de que é preciso transformar os cenários brasileiros como educação, saúde, meio ambiente, política, economia, entre outros.
    Queremos novas idéias. Até porque lá fora, no cenário internacional, somos vistos como o jovenzinho de 15 anos, pouco temos de credibilidade com os 'mais velhos'. Enquanto há uma realidade no meio internacional, existe outra aqui dentro. Onde nós temos uma economia ótima, exportamos petróleo,vagas de emprego sobrando, carros sem imposto. Infelizmente devo leva-los à ponta da pelagem do coelho. Ainda não pagamos os juros da Dívida, temos um preço de combustível exorbitante e ainda pagamos mil e um impostos nos carros, as vagas de emprego não existem e o preço que pagamos em um popular aqui compraríamos um luxuoso carro nos EUA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sou a favor deesa lei porque acho que quem tem 16 anos nao e mais uma crianca e nao vejo porque nao darem um de tantos os direitos que ja deram aos adolecentes e pra falar a verdade quem e contra esse projeto com certeza e por que ja e maior de 18 anos e ja curtiu bastante

      Excluir
  14. Essa lei deve ser aprovada eu tenho 1 carro e uma moto e não posso anda por causa disso eu trabalho me arrisco vo apé até a parada e depois pego onibos isso é muito ruim não posso tirar meus veiculos da caragens eu não guento mais acho deve ser APROVADA essa leii pare pra pensa isso era uma boa pros jovens pode trablha mais cedo da uma vida melhor pros filhos até e ajuda mãe pai que não possa trabalha mais entende meu pai é velho e minha mãe morreu agora eu tenho que ajuda meu pai Só que nunca sei quando eu vo ir POR FAVOR GENTE!vamo vota positivo obrigado

    ResponderExcluir
  15. acho muito interessante esse projeto, se aprovado sera um grande avanço pro nosso Pais!
    Mas os jovens que ja podem dirigir,votar,casar entre outras coisas também podem assumir a responsabilidade quando cometerem algum crime!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que jovens como eu deveriam ter o direito de desde ja termos vez e voz na sociedade vamos torcer pra que esse projeto de lei seja aprovado e essa historia de que os jovens sao irresponsaveis e caÔ.EU NAO ME ACHO IRRESPONSAVEL

      Excluir
  16. Os jovens de 16 anos, poderiam ter o direito de dirigir e tirar CNH se ele tambem puder ser responsábilizado criminalmente e civilmente pelos seus atos. Há jovens nessa idade traficando drogas pois não podem ser responsábilizados por isso, eles assaltam, matam e barbarizam as ruas por saberem q pagarão apenas uma pena alternativa ou socio-educativa, imagine se esses mesmos jovens puderem ultilizar de veículos para cometerem seus crimes sem punição?...Pensem nisso

    ResponderExcluir
  17. Boa Noite
    sou a favor,pois tenho 16 anos posso votar, portanto so considerado um brasileiro...certo ....ou ....não.......agora vocês falam que não tenho consiencia do meus atos......então pq posso decidir o futuro do brasil e não posso decidir o que é melhor pra mim e minha familia....me responda só isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para a legislacao brasileira somos crianças ate 17 mais eu acho que se deram o direito de votar a menores e ate constituir familia esses jovens ja nao sao mais crianças certo?enfim o que quero dizer e que nos menores estamos presos a vontade de nossos pais e das autoridades eles e quem decidem o que podemos fazer e muitas vezes nos obrigam
      a fazer o que nAo queremos,como ir para a escola por exemplo a maioria dos alunos so vao pra escola porque sao forçados menores nao tem vez essa e a triste situaçao dos menores de idade

      Excluir
  18. Bem tenho 16 anos, ja sei dirigir, num ando por ai de carro por que sei que posso ferra minha mae ou meu pai, mais acho que deveria sim ser aprovada, nem que for so dentro de cidade ou que tenha que paga uma taxa anual, agora com essa negosso de menor aprendiz, ia ajuda muito por que ca entre nos,andar de coletivo esta cada vez pior. Essas pessoas que sao contra e que queria que aumentace para 21, aposto que ja tem sua carteira de habilitaçao por que se nao tivesse estaria a favor tbm,num que a gente é mais novo que nao quer dizer que nao temos responsabilidade ou nao sabemos dirigir. questao de acidente sempre vai ter afinal ninguem é perfeito.so acho que a gente merecia esse direito, a gente que trabalha, como menor aprendiz.

    ResponderExcluir
  19. http://www.45graus.com.br/projeto-permite-que-jovem-tire-carteira-de-motorista-aos-16-anos,geral,61860.html

    o jovem hoje tem varios direitos, até deveres .... pq nao cnh ??

    ResponderExcluir
  20. pow eu moro com meu avó, mas meu avó nao esta capacitado de andar bem sozinho e queria saber se é possivel eu com 16 anos de idade, tirar carteira de motorista?

    ResponderExcluir
  21. Com certeza quem não aprovou a alteração da lei,é porque é maior de 18 anos,eu sou a favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambem acho que quem e maior de idade simplesmente nao ta nem ai para os direitos dos menores

      Excluir
  22. pelo que percebi todos aqueles que dizem sim a cnh são menores de 18 anos... ao contrario deles eu acho que não deve ser aprovado esse projeto de lei. No caso, se um pai quer que seu filho tenha direito a este, ele deveria assinar a emancipação de seu filho, ja que ninguem nos conhece melhor do que os propios pais. Entao eu acho que não.
    Juliana, 14 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois eu acho que os jovens deveriam ter uma chance os adolecentes so sao irresponsaveis se quiserem pois quando eu era adolescente era assim e vc juliana so fala assim pq ainda tem 14 quando chegar aos 16 vai mudar de ideia
      MAURICIO 29 ANOS

      Excluir
  23. Os jovens de 16 poder dirigir? "Mais esse dia ainda não chegou!"

    ResponderExcluir
  24. TEM UM MONTE DE JOVEM DE 16 ANOS VENDENDO DROGAS, MATANDO E ROUBANDO... COM ESSE PROJETO A MAIORIDADEPENAL DEVERA DIMINUIR DE 18 PARA 16 ANOS..A CNH E UMA CONSEQUENCIA DISSO... TEM MUITOS JOVENS DE 16 ANOS QUE PRECISAM TRABALHAR LONGE DE CASA, FAZEM COBRANÇAS NA RUA DE BICICLETA EM UM CALOR IMENSO QUE SE NAO FIZEREM ISSO, NAO CONSEGUEM COMPRAR AS VESES NEM O BASICO PRA CASA. TEM MUITO JOVEM DE 16 MAIS RESPONSAVEIS DO QUE MUITOS DE 30 ANOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por que alguem tem que esperar 18 anos so pra dirigir um carro

      Excluir
  25. Eu tenho 15 anos e trabalho todo dia de moto,então eu acho q a CNH tem que ser liberada. Ex se a policia me pega agora eu vó perde a minha moto que com comprei com as minha conquista e se for liberada eu vó pode passa perto das policia normal sem medo

    ResponderExcluir
  26. por que um jovem de 16 anos nao pode dirigir se a maioria dos jovens de hoje sabe dirigir moto,carro...
    queremos sim o direito da cnh aos 16 anos de idade...
    alguen nos ajudam queremos sim...

    ResponderExcluir
  27. eu sou a favor do direito do jovem emancipado poder tirar cnh se o jovem pode fazer tanta coisa emancipado porque não poder dirigir?

    ResponderExcluir
  28. eu sou a favor pois eu tenho 15 anos é ja sei lindar muito bem com os carros , eu dirijo desde os 13 . EU não vejo problema nenhum ao tirar carteira de habilitação com 16 anos de idade.
    Espero que essa lei possa ser liberada , com essa lei muitos jovens serão ajudados, eles não vão precisar de depender de ninguem pra levar em algum lugar.

    ResponderExcluir
  29. eu acho assim q devem legalizar a maconha *--------------------*

    É ZIKA DA MACONHA _\|/_

    ResponderExcluir
  30. Poderia aprovar a lei pelo menos 17 anos ser de maior , tenho 17 anos , trabalho , voto , dirijo , ja sou um adulto e pq num posso tirar CNH ?tem muitos adultos que num tem responsabilidade e jogam a culpa nos jovens , ja tenho barba na cara o mundo evoluiu . 17 anos sou a favor de poder tirar CNH e nao escondo eu dirijo sim ,nao guento mais andar a pé ja sou um adulto pô !!!

    ResponderExcluir
  31. Concordo um joven de 16 tambem pode votar e ate fazer filhos quantos adolescentes de 16 anos ja não votam mas outros politicos so querem saber de voto nos eua funciona pq aqui não muitos jovems de 16 anos por aí ja dirigem porque não legalizam isso logo assim diminui um pouco dessa baderna que té o brasil até eu mesmo q tenho 16 ja dirijo e o q mais tem na minha cidade são jovens de 16 e 17 que dirigem sem habilitação.So no brasil q é essa baderna total.

    ResponderExcluir
  32. Sou a favor do projeto. E a culpa de possuirmos muitos politicos coruptos não é dos jovens. Pois por varias vezes jovens votam em branco pois não concordam com os politicos que estão sendo eleitos... Sou muito a favor da proposta... Porem deve-se aplicar as leis a risca... E para a obtenção da CNH para menores devem ser feitos exames psicologicos e psicosociais...

    ResponderExcluir
  33. cansado de tentar tirar sua cnh e não conseguir entre agora em contato com quem tem capacidade e copetencia para esta resolvendo isto para voce . autoescolafuturo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. tem q ser aprovado simmm se for me avisem .......

    ResponderExcluir
  35. Eu tenho 15 anos, e no meu caso é uma necessidade tirar habilitação ano que vem. Meus pais decidiram vir morar no sitio, e eu continuarei estudando na cidade. Não quero ter que depender do meu pai para ir e vir, ele não tem esse tempo para mim, trabalha muito. Se o projeto for aprovado ou não, terei que dirigir sem habilitação mesmo, correndo o risco de ser parada numa blits e ter que pagar multa. Geralmente as pessoas julgam os adolescentes como irresponsáveis pelo simples fato de serem adolescentes. Mas existem exceções, como no meu caso. Eu sou elogiada pelas minhas atitudes, muitas pessoas dizem que eu realmente não aparento ter somente 15 anos. Então tem que haver necessariamente um teste para que possam saber quem é ou não responsável o suficiente para tirar a habilitação. Espero que esse projeto seja aprovado.

    ResponderExcluir
  36. Acho isso muito bom o brasil podia mudar a lei maior de idade ser 16 anos por que caso o adolecente causa algum acidente podera responder o brazil tem muito traficante de menor de idade pq pega no maximo 2 meses de cadeia no caso maior de 16 ja podera ficar preso se o brazil pegar a lei firme maior de 16 os adolecentes iram ficar com medo de ser presos as lei tem que ser igual o E.U.A garanto que o brasil ira mudar bastante cade um com suas responsabilidade se o psdb fazer isso acho que vai ser muito bom

    ResponderExcluir
  37. PERAI NINGUEM ESTA PENSANDO EM QUE PARA O JOVEM TIRAR CARTEIRA ELE TERA QUE FAZER PROVAS E NISSO ELE SERA AVAKLIADO SE TEM CABEÇA OU NAO PARA ASSUMIR ESSA RESPONSABILIDADE

    ResponderExcluir
  38. PUTS EU SEI DIRIGIR MELHO Q QUALQUER PESSOA DA MINHA FAMILIA, PORQUE ELES NAO LIBERAM ESSA LEI PARA VER O QUE Q VAI DAR?

    ResponderExcluir
  39. Acho que esse Projeto de Lei poderia ser liberado.. Porque um jovem não vai aprender ter responsabilidade em apenas dois anos, mais o jovem tem que arcar com as suas atitudes..

    ResponderExcluir
  40. tem que liberar isso ..para jovem ter uma cnh com 16 anos ....eu quero a minha logo por que eu tenho ....16 anos ja e ja dirigo nao to nem aii pra policia ..por que a leii nao deixa eu tirar cnh legamente ....ja tenho uma moto e ja di muitas fugas da policia ..vcs sabem por que ..a lei nao deixa dirigir legalmente um jovem de 16 anos ....entao e isso sem permissao para dirigir com 16 anos ....aii quando os policias manda parar nois acelera ...mais libera aii a cnh ..ai nois para quando eles manda


    so o brasil que tem esta leii absurda
    poriso que o pais nao vaii pra frente

    ResponderExcluir
  41. Vai ser otimo Posuir a Carteira com 16 anos

    ResponderExcluir
  42. Discordo. O jovem de 16 anos só pensa em beber e farrear sem nenhum limite ou possibilidade de consequência. Prova disso, 90% dos que opinaram a favor são moleques de 16 anos, os quais não tem outro motivo para ter carteira senão poder "sair por aí". Li um comentário acima em que um adolescente afirma dirigir "melhor do que qualquer parente da família". Aprenda o seguinte querido: saber correr, acelerar, frenar e virar o volante NÃO É DIRIGIR. Não se aprende noções de trânsito pegando o carro do pai. O jovem não está ficando maduro mais cedo, e sim ficando mais idiota, folgado, irresponsável e prepotente, querendo assumir responsabilidades de adulto, ao passo que mal conseguem dar conta de seus estudos (dados comprovados pelas estatísticas da educação no país). Querem liberdade pra dirigir mas morrem de medo de ir pra cadeia. Concluindo, é um erro imensurável comparar o direito de voto com o direito de dirigir, são coisas completamente distintas. Isso só funciona nos EUA por que a educação por lá tem qualidade. Moleque quando pega no volante só faz CAGADA. Tenho 20 anos (sim, sou novo ainda) e sei muito bem que meus atos tem consequencias.

    ResponderExcluir
  43. Opa..tenho 16 anos e acho interessante...fico lendo os comentários de algumas pessoas e pensando.É por um lado vcs tem razão..pq muitos acham.."ahh eu vo fazer 16 e sair por aí dirigindo"..isso nao é bem assim...esse jovem deve ser emancipado pelos pais que sabem que seu filho tem responsábilidade..pq claro q nenhum pai q sabe q seu filho só faz besteira vai emancipá-lo.E mesmo depois de ser emancipado ele tem de ter feito a cnh e pelos menos ele vai aprender a dirigir e saber as normas..pq muitos "acham" q sabem dirigir.
    Acho q era isso.Vlw

    ResponderExcluir
  44. Bom, me chamo fábio e tenho 16 anos, sabe porque, que tem muitos jovens drogados por ai na miséria na pobresa no trafico, porque não tem nada pra se enterter, se qui no brasil fosse igual eua ñ teria tanta pobresa!

    por isso a favor da lei dos 16 anos habilitação já.

    ResponderExcluir
  45. isso e otimo cara pq tem muita jente que tem mais de 18 anos i e barbeiro e tem muita jente com 16 anos e muito mais motorista vamo bota esse projeto como lei

    ResponderExcluir