quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Como confiar no Ibope nas próximas eleições?

Com a palavra, o Congresso.
Segundo o Aurélio, além de índice de audiência, ibope é sinônimo de prestígio. Então, o ibope do Ibope não é lá grande coisa.
Faça uma pesquisa com seus amigos e pergunte se algum deles acredita nesse instituto. Não manipule. Provavelmente, todos vão se
lembrar de alguma derrapada séria envolvendo os caras.
Qualquer cidadão minimamente esclarecido sabe de alguma fraude em que o Ibope esteve envolvido nos últimos anos.
Em 2000, o maior animador de comícios que já vi, Leonel Brizola, falou com aquela delicadeza peculiar: “O Ibope está a soldo dos grandes grupos”.
De lá pra cá nada mudou. Um jornalista com conhecimento de causa escreveu em seu blog um artigo com título auto-explicativo, “O dia em que a Globo protegeu o Ibope”.
Foi o Marco Aurélio Mello, que trabalhou na emissora durante anos, inclusive como editor de economia do Jornal Nacional. Ele descreve como a velha senhora blindou o instituto (e seus erros cabeludos) durante as eleições de 2006.
Exemplos não faltam. Nem estou falando da manipulação dos índices de audiência da TV. É questão de tempo até esse esquema ser desmascarado. Desta vez eles deram bandeira:
Não dá é para fazer de conta que está tudo bem e nada está acontecendo de muito grave.
Em 2010, daqui a pouquinho, vamos novamente às urnas para eleger presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Muita coisa, não?
E vamos deixar assim, de boa? O Ibope vai fazer suas pesquisas suspeitas no ano que vem, sem que nada aconteça, nem mesmo uma satisfação à sociedade?
Essa empresa é séria? Merece continuar influenciando no processo eleitoral, formando opiniões distorcidas, esticando a corda da democracia?
Nossos nobres congressistas bem que podiam fazer algo útil. Enquanto há tempo.
Que tal uma CPI sobre esse instituto de pesquisa e seus critérios, financiadores e metodologias?
Ia dar ibope.
por Marco Antonio Araujo Portal R7

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário