terça-feira, 13 de julho de 2010

Em busca da maturidade eleitoral

Depois da saída melancólica e prematura de nossa seleção da Copa da África do Sul, os noticiários e rodas de conversas se voltaram totalmente para as campanhas políticas. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 134 milhões de brasileiros vão votar nas eleições de 3 de outubro. Um momento em que nossa democracia ganha mais musculatura e maturidade. A cada pleito nosso eleitorado se torna mais experiente e sábio na escolha daquele que vai melhor servir a
sociedade. Isso significa, também, que a cada eleição torna-se mais necessário o profissionalismo nas campanhas.

As leis e os tribunais regionais eleitorais vão ficando mais exigentes e vigilantes. Opções para essa qualificação vêm se tornando mais populares, como o trabalho dos cientistas eleitorais e estrategistas de marketing político que pensam, articulam e abrem novas vias de comunicação para encurtar cada vez mais a distância entre o cidadão e seus representantes políticos, quer no Legislativo, quer no Executivo. Isso me faz pensar que os espaços onde campanhas amadoras tinham algum tipo de sucesso vêm diminuindo rapidamente. Se o cidadão vem amadurecendo, cabe a nós, representantes desses mesmos cidadãos, também amadurecermos.
GELSON FERRAZ – vereador pelo PRB de Fortaleza (CE)

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